sábado, 9 de julho de 2011

Projeto Comunitário

Projeto Comunitário

Inclusão e Cidadania ao alcance de todos 

TEMA: 

Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela origem geográfica, educação, idade, é também uma ação que combate a exclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social baixa, de menor nível educacional, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras, que não têm acesso a várias oportunidades, ou seja, Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do País, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade.. 

Já a inclusão digital, é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas. 

Hoje em dia, centenas de crianças e adolescentes rebelam-se contra as "pessoas respeitáveis" somente por decepção, porque os adultos não souberam dar-lhes a imagem de uma comunidade humana onde eles tivessem seu lugar, à qual gostariam de se integrar, onde encontrassem compreensão, segurança e calor. 

Na maioria das vezes os jovens refugiam-se na marginalidade, em conseqüência do fracasso da geração dos seus pais, fugindo, desta forma, das opressões de todos os gêneros, protegendo-se da despersonalização em que a sociedade os obriga a se amoldar. 

Como resposta à irresponsabilidade e desumanidade da sociedade, que tem seus interesses voltados para o desenvolvimento e ignora as vítimas de uma política que não leva em conta o social e, sobretudo, o jovem, esta reunindo-se em bandos, tenta criar, clandestinamente, um mundo irreal que responda às suas necessidades mais profundas, sem dúvida, o mundo já deveria ter eliminado as inúmeras formas de violações a que esses jovens são submetidos, impedindo assim que estes se transformem na escória da sociedade. Mas isso ainda não aconteceu. 

Quando assistimos a algum programa de televisão sobre violência, é inevitável que a referência principal seja a roubos a mão armada, assassinatos e estupros, muitos deles praticados por crianças ou adolescentes em conflito com a lei. Mas, todas as reportagens referem-se aos atos dos indivíduos isolados que amedrontam os membros da comunidade e suas famílias, diante disso, a sociedade se sente incomodada e atenta, pois estão em risco a propriedade, a segurança e o bem-estar e então clama por aparato policial, segurança nas ruas e repressão ao marginal. 

Se ao invés de julgarmos as pessoas, que tal ajudarmos o próximo, que tal levarmos a esses jovens a cidadania, para que eles venham a se sentir amparados e integrados junto com a sociedade? É muito fácil apontar o dedo e julgar uma pessoa, mas o difícil é se manifestar, levantar ou estender uma mão para essas pessoas, para que elas possam ter uma vida digna, já que isso é um direito de todos. 

Este projeto comunitário está sendo criado para dar a esses jovens uma vida melhor, onde eles se sintam acolhidos, onde possam fazer parte do nosso meio social tanto na vida real, como na vida digital, sem nenhum tipo de preconceito ou restrição, e 

assim dar a eles um motivo para sorrir, um motivo para sentir que são cidadãos de verdade assim como as outras pessoas. A finalidade deste projeto é levar a inclusão social e digital a esses jovens, ou seja, a cidadania. 

E como fazer a diferença com essas pessoas? Através de iniciativas como cursos, oficinas, palestras, acompanhamentos e através da disponibilidade para com esses jovens, os amparando e dando o suporte que precisarem.

JUSTIFICATIVA: 

A educação é um dos sintomas mais visíveis da imensa disparidade social brasileira. 

O analfabetismo possui duas dimensões: uma socioeconômica, atrelada aos demais indicadores da desigualdade social, e caracterizada pela manutenção do ciclo histórico da “pobreza analfabeta” que atua contaminando todos os demais indicadores de desenvolvimento dos países. A segunda, e mais cruel dimensão do analfabetismo é sua dimensão humana, que condena gerações de jovens e adultos à negação do direito fundamental de expressão e transformação de sua história pessoal e comunitária. 

A entrada do novo milênio foi caracterizada pelos avanços tecnológicos. O campo que mais avançou foi, nitidamente, o da informática, que tomou conta de todo o cotidiano dos cidadãos, tornando-os, de certa forma, dependentes desta tecnologia. Dependentes de forma sadia, sendo que a tecnologia não aliena e sim auxilia em todas as atividades. 

Essa “revolução” tecnológica logo trouxe à tona uma nova forma de comunicação: a Internet. Tal meio mostrou-se extremamente necessário tanto na vida pessoal quanto no âmbito profissional neste mundo globalizado. 

Entretanto, vivemos em uma sociedade extremamente desigual e percebemos um enorme crescimento no que diz respeito à exclusão social. Esse cenário preocupante vem sendo combatido por projetos sociais, que se multiplicam a cada dia. Então percebe-se que a tecnologia tem, também, que fazer parte deste contexto social. 

Com base nestas informações, apresento este projeto, onde o objetivo é fazer com que crianças da comunidade, possam ter acesso a internet, conhecer suas ferramentas, os benefícios que a mesma oferece para cada um de nós, através de pesquisas, jogos, entre outras funcionalidades. 

OBJETIVOS: 

Geral: 

* Promover a inclusão social de populações menos favorecidas, utilizando as tecnologias da informação e comunicação como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania. 

Específicos: 

* Tornar-se um projeto com efetiva influência onde atua, ampliando o conceito de inclusão digital como uma integração entre educação, tecnologia e cidadania, buscando a transformação social. 

* Possibilitar um processo de ensino e aprendizagem coletivo que prepare as crianças e adolescentes para iniciar e promover mudanças pessoais e de inclusão social e digital em sua comunidade. 

* Criar um programa de inclusão digital, que ofereça a oportunidade as crianças e aos adolescentes de baixa renda a aprender utilizar o computador. 

RECURSOS: 

* Computadores 

* Mesas 

* Cadeiras 

* Quadro 

* Pincel atômico 

“A inclusão digital é um dos desafios da tecnologia da informação e a preocupação com o tema faz parte de um desafio que temos que superar” 






Márcio Valente - Telecentro Rui Lino
Rio Branco - Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário